O QUE É TAI CHI?
- Mestre Sérgio Silva
- 29 de out. de 2016
- 2 min de leitura

Procurando exercitar-se para melhorar a saúde ou para melhorar a aparência do corpo? Alguns dos melhores exercícios físicos para seu corpo não necessitam da academia ou que você fique em forma o suficiente para correr uma maratona. São ginásticas que podem fazer milagres pela sua saúde e irão manter seu peso sobre controle, melhorar seu equilíbrio e amplitude de movimento, fortalecer seus ossos, proteger suas articulações e ainda prevenir a perda de memória. Não importa sua idade ou preparo físico, estas atividades podem ajudar você a entrar em forma e diminuir os riscos de desenvolver doenças. O TAI CHI CHUAN é uma das melhores opções. Ele foi criado com base na Doutrina e Filosofia do TAI CHI e na busca incessante do ser humano de elevar o corpo e o espírito ao mais alto grau da existência, desenvolvendo-se em um sistema engenhoso que mostrou-se o mais avançado sistema de exercício corporal e condicionamento mental já criado pelo ser humano. É uma Arte que possui três dimensões: a Prática (física e energética), a Filosófica (mental) e a Terapêutica (melhora e manutenção da saúde), e é a única que nos permite ensinar e treinar estas dimensões isoladas ou em conjunto.
A teoria TAI CHI apareceu pela primeira vez no livro das mutações - I Ching, séculos VI e V a. C.: “Há nas mutações o TAI CHI, que gera dois princípios primordiais(yin e yang); os dois princípios primeiros geram as quatros imagens(velho yin,jovem yang,velho yang,jovem yin); as quatro imagens, os oito trigramas.” Ele é a unidade suprema, o primeiro princípio que rege o universo e preside à união do yin e yang. Este pensamento deu origem a filosofia Taoísta. O primeiro a escrever sobre o TAO foi o filósofo Lao Tzu (que viveu no século VI A.C.). TAI CHI significa o supremo, ou seja, buscar o progresso em direção ao ilimitado. Segundo a teoria do TAI CHI, as habilidades do ser humano podem ser desenvolvidas além de seu potencial normalmente concebido. Do ponto de vista desta teoria, as interrelações das forças destrutivas(yin) e construtivas(yang), permitem que a essência da vida se materialize, através de movimentos espiralados que seguem até o infinito. Os chineses compreenderam que os dois elementos do TAI CHI(yin e yang) precisam interagir para que haja harmonia, trazendo progresso e desenvolvimento, e encorajando o progresso individual, enfatizando que para atingir este objetivo devemos ter um modo de vida natural, moderado e harmonioso. Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa, revelam o TAI CHI como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior.
O TAI CHI CHUAN é uma arte marcial interna chinesa, conhecida também como uma forma de meditação em movimento, vem sendo atualmente uma arte praticada no mundo todo e é apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades uma referência de tranqüilidade e equilíbrio.
Comments