HISTÓRIA DO TAI CHI CHUAN: CHANG SAN FENG
- Mestre Sérgio Silva
- 4 de dez. de 2016
- 2 min de leitura

O mosteiro Shao Lin de Wu Dang era taoísta, e se transformou em um centro de desenvolvimento da Escola Nei Jia ou interna. Os estilos da escola interna tiveram suas bases e movimentos derivados dos estilos que imitavam o comportamento do dragão (força de espírito), serpente (capacidade de fluir o Chi) e garça (treinamento dos tendões). Ela conta que o criador do Tai Chi Chuan teria sido o monge taoísta Chang San Feng. Seu nome se traduz literalmente por “Mestre dos Três Picos”, e teria vivido na dinastia Ming(1364-1644). Ele esteve primeiro em um monastério da montanha Seen Tchouan para se refugiar e se fortificar pela meditação, dirigindo-se em seguida as montanhas de Shansi e Hou Pe.
A teoria conta que ele estava meditando no templo Shao Lin da Montanha Wu Dang, se questionando sobre as vantagens e desvantagens de se vencer uma luta e qual o significado da vitória em um combate. Foi então que ouviu o canto de um pássaro, e, olhando pela janela, viu o pássaro atacando uma serpente. Chang San Feng observou durante dias a luta, até que começou a entender o princípio básico do Tai Chi, onde o ataque transforma-se numa defesa, e a defesa transforma-se novamente no ataque. Percebeu, então, as vantagens da esquiva e dos movimentos que diluem a força do ataque do adversário, estabelecendo assim as bases para a criação de um novo estilo de combate chamado Mu Tong Pai, que deu origem ao Tai Chi Chuan.
Há outra versão desta teoria a qual conta que Chang San Feng teria sido um alquimista taoísta fabricante de elixires que viveu na montanha Wu Dang, durante o reinado do imperador Huizong, da dinastia Song no século XII. Ele teria sonhado com o grande imperador Huan Di, “o guerreiro verdadeiro”, que junto com os homens do dragão de fogo, ensinaram o Tai Chi Chuan a Chang San Feng, que passou então a divulgá-lo entre o povo. Conta também que Chang San Feng auxiliou o imperador Huizong a vencer uma centena de malfeitores que viviam ameaçando os cidadãos daquela região, restabelecendo a ordem e a lei naquela comunidade. Esta versão conta que o Tai Chi Chuan teria sido passado aos homens pelas mãos de deuses através de um mortal.
コメント